1 de fevereiro de 2010

Impressão

No decorrer da nossa vida, adotamos lemas. Baseados nos custumes, nos populachos, na nossa criação. Formamos idéias a respeito das coisas conforme fomos ensinados ou treinados a pensar. Hoje eu adotei um novo lema: "A primeira impressão não é a que fica. Dê chance às segundas e terceiras impressões"

Explico. Há uns dez anos, conheci uma moça. À primeira vista impressionava pelo jeito meio chamativo de se vestir e aparência meio vulgar. Depois, os comentários que a cercavam deixaram um alerta na minha cabeça de que "talvez" a moça não fosse confiável.

Nunca havia trocado mais do que um "bom dia" com a ela, não a conheci pessoalmente, nunca convivi com ela e depois nunca mais a havia encontrado. Me dispus a manter a tal da "primeira impressão", do "ouvi falar" e esse tempo todo se passou até que numa dessas minhas surpresas de 2010, calhou de eu ser tranferida para o Departamento onde ela já trabalhava a algum tempo.

Quando cheguei, disseram que ela estava de férias e me lembrei das minhas impressões e me perguntava como seria o dia em que ela retornasse ao trabalho. Será que tinha mudado, será que me aceitaria, me reberia bem?

Todos os meus "conceitos" ou "pré-conceitos" foram por terra, quando de braços abertos ela veio me dar boas vindas e se colocar a disposição para o que eu precisasse. Encolhi por dentro. Engoli a tal da "primeira impressão" como se fosse um grande gole de aguardente.

A moça, continua estravagante, falante e chamativa, porém estou aprendendo de uma forma surpreendente que o que importa não é a fachada e sim o que tem a pessoa tem por dentro e depois de meia duzia de conversas, percebi que formar um perfil de outra pessoa baseado no seu jeito ou sua aparência, faz com que deixamos de criar laços com pessoas interessantes.

Os achismos? Estou aprendendo a controlá-los. As pedras? Guardei para mim mesma, quando resolver ter de novo, uma "primeira impressão".

3 comentários:

Juliana Sphynx disse...

É a vida...

Isa disse...

Pois é, vivendo e aprendendo...
Valeu a visita!
bjs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.